Alunos de escolas públicas podem estudar de graça para o Enem e vestibulares

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  • Publicado em 8 de abril de 2020 às 17:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:35
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Com reconhecimento do MEC, plataforma abre 20 mil vagas gratuitas para plano de estudo online

Os
alunos das escolas públicas brasileiras ainda podem pleitear uma das 20 mil
vagas disponibilizadas pela Geekie para a plataforma de estudos focada no ENEM
e em vestibulares. 

Como parte do plano de colaborar com os estudantes nesse período
de suspensão das aulas, o negócio de impacto social anuncia a gratuidade do
Geekie Games.

Os jovens
podem se inscrever para receber o benefício pelo site 
https://materiais.geekie.com.br/bolsas-geekiegames

Geekie
Games
é uma
plataforma intuitiva, que conta com plano de estudos personalizado e traz um
diagnóstico e gera um plano de estudos com base nas disciplinas e temas que o
aluno tem mais dificuldade. 

Essa análise resulta na recomendação de conteúdos
essenciais para aprimorar o desempenho do estudante, principalmente em
disciplinas sequenciais como Matemática, Química e Física, nas quais o
conhecimento é construído a partir de outro prévio. 

Em 2016, Geekie Games foi
selecionado como a ferramenta de estudos oficial para o ENEM e contou com o
reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Segundo
Claudio Sassaki, cofundador da Geekie e mestre em Educação pela Universidade de
Stanford, a medida visa contribuir para que os jovens possam se preparar para
exames como ENEM e vestibulares. 

“Com a suspensão das aulas por tempo
indeterminado, como medida preventiva para evitar a disseminação do coronavírus
(Covid-19), os estudantes que estão se preparando para o ENEM e exames
vestibulares têm um desafio a mais e podem ser prejudicados. Para auxiliar os
jovens e adultos a manterem uma rotina de estudos e preparo, decidimos abrir a
plataforma Geekie Games.
É a nossa forma, como negócio de impacto social, de fazer a nossa parte para
que, como sociedade, possamos vencer esse grande desafio de saúde pública”,
afirma Sassaki. 

O executivo acrescenta que o Geekie
Games
já está sendo utilizado por 115 mil estudantes. Desde a
criação, a plataforma já foi utilizada por mais de 12 milhões de alunos.

Ao
longo da trajetória, a plataforma Geekie Games auxiliou 73% de estudantes
brasileiros com idade entre 18 anos e 24 anos: 22% entre 25 anos e 44 anos; e
5% com mais de 44 anos, sendo 64% de mulheres e 36% de homens. Destes, 72% são
de escolas públicas e 28% particulares.  

Uma avaliação sobre o impacto da
plataforma atestou que alunos que seguiram o plano de estudos personalizado na
sua totalidade tiveram uma evolução cinco vezes maior do que a obtida por
estudantes com mesmo grau de engajamento, mas que não se guiaram pela
tecnologia adaptativa. 

“Fica muito perceptível o quanto um estudante pode se
desenvolver se for bem orientado, principalmente, quando esse apoio se dá de
forma personalizada”, acrescentou Claudio Sassaki.  

Como
funciona?

O
primeiro passo é, na plataforma Geekie
Games
fazer o simulado a partir de uma prova elaborada nos moldes
do Exame Nacional do Ensino Médio; com o resultado é possível obter uma série
de informações sobre como o estudante respondeu o conjunto de questões. 

Os
dados de vários estudantes juntos, ao serem submetidos a uma análise,
apresentam evidências se o candidato realmente aprendeu algo ao longo da
avaliação, se chutou (respondeu ao acaso) a maior parte das questões de forma
aleatória ou se apresentou queda em seu desempenho ao longo do tempo da prova. 

Esses dados são reunidos para alimentar um algoritmo – um código programado em
uma máquina, de forma simplificada e superficial –, baseado na Teoria de
Resposta ao Item (TRI), que
é uma modelagem estatística, empregada no cálculo da nota do Enem, que permite
estimar a proficiência de um aluno e compará-la entre avaliações diferentes.

Ao
final do simulado, o estudante tem uma nota estimada – sendo cada uma para os
quatro braços latentes na matriz do ENEM. 

Com isso, pode comparar o resultado
obtido com a nota de corte no curso e universidade pretendidos. 

A partir do
diagnóstico baseado nesse desempenho, Geekie Games produz um roteiro de estudos
personalizado. 

São mais de 640 aulas alinhadas à matriz curricular do ENEM,
cobrindo 400 tópicos em nove disciplinas e redação; são vídeos, textos, mais de
5.700 exercícios e resumos de aula. 

A empresa contratou a consultoria Metas
Sociais – referência em avaliação de iniciativas de educação – para investigar
o potencial impacto causado pelo uso do Geekie Games e, dos 143 mil estudantes
pesquisados, o aumento foi de 72 pontos TRI, ou seja, a solução tem real
potencial de diminuir o gap entre o ensino privado e público, que ao longo dos
últimos anos foi de em média 70 pontos na escala TRI. 

A pesquisa mostrou que os
grupos que mais se beneficiaram foram os que estudam em escolas públicas;
estudantes que trabalham e estudam; e com nível socioeconômico mais baixo.

“Todos tiveram o Geekie Games como um diferencial para o preparo para a
realização do sonho de ingressar no ensino superior”, afirma Claudio
Sassaki.

SOBRE
GEEKIE GAMES |

Criada em 2013, Geekie Games é uma plataforma de estudo online que capacita e
aprimora o desempenho de estudantes em provas do Exame Nacional do Ensino Médio
e vestibulares. 

Adaptativa e com a oferta de planos de estudos, aulas,
exercícios, simulados e simulador do SISU, a plataforma já foi usada por mais
de 12 milhões de estudantes. 

Em 2016, foi selecionada como a ferramenta de
estudos oficial para o ENEM e contou com o reconhecimento do Ministério da
Educação e Cultura (MEC). 

Ao longo da trajetória, a plataforma auxiliou 73% de
estudantes com idade entre 18 anos e 24 anos: 22% entre 25 anos e 44 anos; e 5%
com mais de 44 anos, sendo 64% de mulheres e 36% de homens. Destes, 72% são de
escolas públicas e 28% particulares. 

SOBRE
A GEEKIE |
Referência
em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em
2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão
de transformar a educação do país. 

Nos últimos oito anos, a empresa tem
desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. 

Com foco no
Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a
metodologias pedagógicas inovadoras.

Única plataforma brasileira de ensino
adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de
Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de
melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou
mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12
milhões de estudantes.


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