Alunos de cursos técnicos do Estado de SP poderão ter auxilio financeiro

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de dezembro de 2018 às 07:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Iniciativa do projeto aprovado na Alesp é de autoria do deputado francano reeleito, Roberto Engler (PSB)

Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a criação do programa Bolsa Permanência, que oferece auxílio financeiro, para os estudantes que tenham baixa renda familiar, para evitar que o aluno deixe a escola.

Segundo o deputado Roberto Engler (PSB), autor do Projeto de Lei 570/2016, 80% dos alunos das Fatecs são do ensino público e apresentam vulnerabilidade econômica. “O programa minimizaria as desigualdades sociais existentes. No Centro Paula Souza existe uma grande evasão escolar. Uma classe que começa com 100 alunos, acaba terminando com 40”, afirmou.

O valor máximo do benefício será estabelecido por meio de decreto do governador vigente. O teto deverá seguir o equivalente na concessão de bolsas de iniciação científica praticada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em torno de R$ 400.

Para se tornar beneficiário, o estudante precisará apresentar renda familiar de até um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1405,50. Outra exigência é que o curso não passe de dois semestres de duração. O valor será debitado para o aluno durante seis meses, podendo ser renovado para outro semestre.

Para vigorar, o projeto aprovado no último dia 12/12, deve ser avaliado e aprovado pelo governador.


+ Educação