ALSÁCIA… vinho francês com sotaque alemão

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 16:16
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Alsácia é uma região francesa situada na região leste no país, fazendo fronteira com a Suíça e Alemanha . Mas nem sempre foi assim… numa explicação rápida para não ficar chato, afinal a ideia aqui é falar de vinho apesar de adorar história.A região da Alsácia, que fica entre o rio Reno e as montanhas dos Voges, mudou de lado várias vezes, pertencendo a França e Alemanha .

Com isto, esta região mistura muito as culturas francesa e alemã, o que não foi diferente com o vinho. É o caso de dois ícones desta região, o Gewurztraminer e o Riesling. Duas uvas brancas que fazem a Alsacia ser conhecida mundialmente por sua qualidade na produção de vinhos.

A produção de vinhos brancos são maioria na Alsácia, em torno de 92%, aproveitando do microclima e os diversos tipos de solo a produção tem sempre boas surpresas. Os restantes 8% são tintos e roses.

Apesar de serem cultivadas a maioria de uvas alemãs, os vinhos da Alsacia são elaborados com características francesas, o resultado são vinhos mais ricos em aromas e sabores e mais secos que os alemães.

Além das conhecidas Gewurztraminer e Riesling, são plantadas também as variedades Pinot Gris, Pinot Blanc, Muscat D’Alsace Sylvaner, Pinot Blanc, Pinot Noir e Chasselas.

O nome do tipo de uva usado para elaborar um vinho , na Alsacia, geralmente é colocado no rótulo . E se você encontrar este nome , tenha certeza que aquele vinho foi produzido com 100% daquela uva, o que não acontece em outras regiões.

Se você gosta de vinho branco, com certeza vai adorar os da Alsacia. Se não é muito o seu paladar, o que acha de experimentar? Com certeza vai se surpreenderdescobrindo aromas e sabores típicos da região. 


+ zero