Alimentos ricos em fibras favorecem o organismo e são fundamentais à saúde

  • Entre linhas
  • Publicado em 29 de novembro de 2016 às 09:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essenciais para o bom funcionamento do intestino, elas combatem problemas como prisão de ventre

As fibras favorecem o bom funcionamento do organismo, portanto, devem ser incluídas na sua alimentação diária.

Elas facilitam o funcionamento do intestino, combatendo problemas como a prisão de ventre. Também atuam diminuindo a absorção de açúcares e gorduras, o que é excelente para ajudar no combate ao diabetes e colesterol alto.

Mas não é só isso!

O consumo de fibras ajuda a prevenir doenças graves como o câncer de cólon, e ajuda a evitar o surgimento de hemorroidas.

Para quem deseja emagrecer, as fibras são essenciais, pois elas promovem saciedade, evitando os excessos na hora das refeições.

Agora você já deve ter percebido a importância dos alimentos ricos em fibras para quem deseja viver uma vida mais saudável e ativa.

Ressalva

As fibras realmente são muito benéficas para a saúde, no entanto, você não pode exagerar, pois em excesso elas podem diminuir a absorção de alguns nutrientes e causar até mesmo prisão de ventre.

O ideal é consumir 25 g por dia, no caso das mulheres. Os homens devem consumir de 35 a 40 gramas por dia. Além disso, é preciso beber bastante água, caso contrário, o intestino pode não funcionar corretamente.

Os alimentos ricos em fibras!

Agora chegou o momento de apresentar os alimentos ricos em fibras. É claro que não é possível colocar todos os alimentos que possuem fibras, afinal, eles são milhares. Mas conheça os mais comuns:

1 – Feijão-preto

O feijão-preto, além de delicioso, é muito rico em fibras. Para você ter uma ideia, uma xícara do alimento contém 15 g de fibras. Além disso, ele é muito rico em flavonoides, antioxidantes e proteínas.

2 – Milho

O milho é outro alimento bastante rico em fibras. Mas ele também possui boas quantidades de antioxidantes, que são importantes para combater o envelhecimento precoce.

3 – Abacate

O abacate é muito rico em gorduras monoinsaturadas. Essas gorduras favorecem o aumento do colesterol bom. No que diz respeito às fibras, o abacate não deixa a desejar, afinal, uma fruta inteira possui aproximadamente 10 g de fibras.

4 – Arroz integral

Esse alimento é excelente para aumentar a sensação de saciedade, pois ele é bastante rico em fibras, portanto, vale muito a pena abandonar o arroz branco e começar a comer o integral.

5 – Pão integral

O pão integral é uma excelente fonte de fibras porque ele não é feito com a farinha refinada. Esse pão é mais calórico, no entanto, por ser um dos alimentos ricos em fibras, ele desacelera a absorção de açúcar pelo organismo, evitando o aumento do índice glicêmico e, consequentemente, prevenindo problemas como o diabetes.

Mas não vale exagerar, principalmente se você deseja emagrecer.

6 – Pera

As peras são frutas bastante nutritivas e riquíssimas em fibras. Quando consumidas com a casca, são ainda mais poderosas.

7 – Aveia

A aveia contém um tipo especial de fibra chamada beta-glucana. Essa fibra é excelente para melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, a aveia possui fibra solúvel (ajuda a reduzir o colesterol ruim) e fibra insolúvel (melhora o funcionamento do intestino).

8 – Brócolis

Os brócolis também estão entre os alimentos ricos em fibras que devem ser incluídos na sua alimentação diária. Além de possuírem bastante fibras, os brócolis ajudam a prevenir o câncer.

9 – Ervilhas

As ervilhas são alimentos riquíssimos em fibras, portanto, não deixe de inclui-las na sua alimentação.

10 – Maracujá

O maracujá também pode ser colocado no grupo dos alimentos ricos em fibras. Essa fruta prolonga a sensação de saciedade, e também é capaz de baixar as taxas de açúcar no sangue.

Uma dica interessante que pode ajudar a aproveitar ainda mais todos os nutrientes da fruta, é fazer farinha com a casca do maracujá. 

Para finalizar

Existem diversos outros alimentos ricos em fibras, portanto, você tem a sua disposição uma grande quantidade de alimentos diferentes que podem te ajudar a viver uma vida muito mais saudável.