​Algar inicia teste com carro 100% elétrico, que tem autonomia de 300 km

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 10:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veículo possui 300 km de autonomia e velocidade de 140 km/h. Construção é da Algar, Alsol e Granja Marileusa

Um carro 100% elétrico começou a ser testado pela Algar. 

Nesse primeiro momento, o veículo, que possui autonomia de 300 km após 1h30 de carga, foi incorporado à frota da Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo, e será utilizado por técnicos em serviço de campo e outros associados da companhia. 

O objetivo é promover a modernização da frota. A iniciativa é uma parceria entre Algar Telecom, Alsol Energias Renováveis e Granja Marileusa, que ao longo de 36 meses de aluguel vão se revezar no uso do automóvel.

O veículo é da marca chinesa BYD e já possui toda documentação necessária para transitar em vias urbanas e rodovias do Brasil. 

Com peso total de duas toneladas, alcança uma velocidade máxima de 140 km/h. A potência máxima do motor elétrico é de 90kW e a capacidade da bateria é de 64kWh.

O carro gera economia com redução significativa no custo de abastecimento e manutenção, por possuir menos peças que o veículo convencional. 

Outra vantagem é que proporciona uma melhor experiência aos condutores, com redução do ruído do tradicional motor à combustão.

Ainda que carregado com energia convencional, o carro elétrico tem menos impacto no meio ambiente por não usar combustíveis fósseis como fonte de energia. 

Além disso, a bateria é feita com fosfato de ferro lítio, 100% à prova de fogo, totalmente reciclável e com vida útil de até 30 anos.

Atualmente, mais de 80% dos veículos da Algar Telecom são abastecidos com etanol, que emite menos gases poluentes na atmosfera do que a gasolina e o diesel. 

Além disso, 38 automóveis usados nas regiões de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Belo Horizonte utilizam GNV, alternativa ainda mais sustentável.

Próximos passos

No futuro, o carro elétrico passará a ser recarregado com energia solar e vai zerar a emissão de CO2 na atmosfera ao ser utilizado. 

A Alsol planeja implantar, em Uberlândia, um ponto de abastecimento para o veículo alimentado pelo sistema fotovoltaico.

“A incorporação desse veículo à frota, ainda que para testes, demonstra nossa disposição em dar sempre um passo adiante no sentido de minimizar os impactos de nossas operações ao meio ambiente”, ressalta Cristiana Heluy, assessora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade da Algar Telecom.

Segundo o presidente da Alsol, Gustavo Malagoli, é importante disseminar o conceito de que é possível reduzir e até eliminar a pegada de carbono. 

“O carro elétrico carregado com energia solar vai deslocar os nossos associados até os clientes, para que eles também possam aderir ao uso do sistema fotovoltaico e dar início a um estilo de vida em que a emissão de gases de efeito estufa seja a menor possível”, explica o executivo.

Cidade inteligente

Flavio Resende, diretor operacional do Granja Marileusa, ressalta que o carro elétrico tem total relação com o propósito do bairro e que a ideia é implantar um ponto de abastecimento com energia solar na região.

“Um bairro inteligente é também um bairro sustentável. Por isso, apoiamos o desenvolvimento de soluções e produtos como este, utilizando o bairro como um espaço de prototipação”.


+ Tecnologia