Alerta: cidades de São Paulo registram falsas visitas de fiscais públicos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de novembro de 2017 às 10:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

IPEM-SP e INMETRO orientam cidadãos a ficarem atentos e evitar entrada em casas ou denunciar à Polícia Militar

O IPEM-SP recebeu nessa última semana, denúncias sobre visitas de supostos fiscais do INMETRO (Instituto Nacional de Meteorologia) em estabelecimentos comerciais e também residências. O fato ocorreu na capital e em cidades da região e chamou a atenção dos dois órgãos após questionamento por parte de empresários e cidadãos que receberam as visitas.

Diante da situação, o IPEM-SP resolveu alertar a todo a população informando que não realiza qualquer tipo de visita ou fiscalização em residências. A função desses dois órgãos, IPEM-SP e INMETRO é verificar na indústria e comércio a venda e fabricação de produtos  conforme regulamentação definida. Quando os produtos fiscalizados apresentam fraudes ou irregularidades, a empresa é autuada e multada de acordo com a lei.

Quando fiscais desses dois órgãos se deslocam até um determinado local para fiscalização de produtos, estão sempre com identificação pessoal e no veículo. Nenhum cidadão deve receber em sua casa quem se diz fiscal do IPEM ou INMETRO e nem pagar por qualquer tipo de serviço alegado por eles – isso é golpe e deve ser comunicado à Polícia Militar pelo 190 e para a Ouvidoria do IPEM-SP pelo telefone 0800 013 0522. O alerta vale também para estabelecimentos comerciais de desconfiarem da ação de fiscais.


+ Segurança