Alckmin disse que projeto que proíbe consumo de carne será vetado por ele

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de janeiro de 2018 às 08:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deputado apresenta matéria proibindo consumo de carne nas escolas às segundas-feiras

​O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que irá vetar o projeto de lei que estabelece a “segunda sem carne” no estado. De autoria do deputado Feliciano Filho (PSC), que é ligado à causa animal, o projeto já foi aprovado na Assembleia Legislativa. 

O projeto proíbe “o fornecimento de carnes e seus derivados às segundas-feiras, ainda que gratuitamente, nas escolas da rede pública de ensino e nos estabelecimentos que ofereçam refeição no âmbito dos órgãos públicos”. 

Para o governador, o projeto cerceia o direito das pessoas e não cabe um intervencionismo do Estado. A redação do projeto não deixa claro se a medida valeria apenas para carne vermelha ou se abrangeria também aves e peixes. Hospitais e unidades de saúde pública ficariam isentas desta proibição, por questões nutricionais dos pacientes.

O projeto também pretendia obrigar restaurantes, lanchonetes e bares a fixar em local visível ao consumidor um “cardápio alternativo sem carne e seus derivados”. O texto previa multa de 300 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) em caso de descumprimento (o que equivale, atualmente, a R$ 7.521).


+ Política