Albariño e 10 dicas dos melhores

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 31 de julho de 2020 às 03:15
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Albariño, uma uva que vale a pena conhecer. Uma casta que produz grandes vinhos brancos refrescantes e secos, desde a sua área de origem, no norte de Portugal e Espanha, até  surpreendentes vinhos no Uruguai e na Nova Zelândia.

Chamada de Alvarinho em Portugal, esta casta é uma das usadas nos famosos Vinhos Verdes, além dos varietais, onde o teor alcoólico fica mais alto e o vinho ganha mais corpo.

Na Espanha é a uva da Galicia, onde inclusive existe uma festa para esta casta, a Fiesta Del Albariño.

Nos dois países, mesmo sendo a mesma casta, os resultados são diferentes. Na Espanha o terroir sofre intervenção do oceano e os vinhos tendem a ter mais peso e intensidade.

A harmonização com frutos do mar e peixes é perfeita para esta casta, onde devemos sempre prestar atenção na temperatura do vinho, que deve ser em torno de 10° a 12°  para podermos desfrutar de todos os seus aromas e sabores.      

Um tipo de uva que se mostra versátil em temos de Terroir, ultimamente é plantada também no Estados Unidos, Uruguai, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Argentina a no Brasil, onde o seu sabor harmoniza muito bem com o nosso clima.

E você já experimentou um Albariño? Já que na nossa região mesmo no inverno o clima permite dias quentes, está aí a chance de degustar uma ótima opção de vinho branco.

A revista inglesa Decanter, uma das mais conceituadas do mundo, fez uma seleção dos melhores Albariños com o custo abaixo de 20 libras, lembrando que o nosso imposto é bem diferente do que na Inglaterra, segue a lista dos melhores:

Mar de Frades, Albariño, Val do Salnés, Rías Baixas, 2018

Albanta, Albariño, Rías Baixas, Spain, 2018

Bodega Garzón, Reserve Albariño, Maldonado, Uruguay, 2018

Left Field, Albariño, Gisborne, New Zealand, 2017

Villa Maria, Cellar Selection Albariño, Gisborne, 2017

Bodega Bouza, Albariño, Maldonado, Uruguay, 2018

La Val, Orballo Albariño, Rías Baixas, Spain, 2018

Tesco, Finest Vinas Del Rey Albariño, Rías Baixas, 2018

Pagos del Rey, Pulpo, Rías Baixas, Spain, 2018

Veiga da Princesa, Albariño, Rías Baixas, Spain, 2017


+ zero