Ahhh o inverno!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 6 de julho de 2017 às 21:24
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Preguiça. Substantivo feminino com origem no termo em latim pigritia, é uma característica ou atitude que demonstra pouca disposição para o trabalho, ou aversão ao trabalho. Está também relacionada com negligência, indolência, mandrice, demora ou lentidão em praticar qualquer ação. Talvez a definição correta para tal palavra seja essa, para mim: inverno! Sim, a época do ano em que eu aguardava ansiosamente quando menina para acordar tarde e ficar o dia todo embaixo das cobertas assistindo TV, filmes, lendo, comendo, e não ter obrigações escolares e coisas do tipo. Eu nunca fui a louca por esportes (prefiro assistir), mas frio nunca combinou com meu metabolismo, tem cara de férias, de lazy day, de meias coloridas, cheiro de assado no forno, jazz, brisa fria na janela, pipoca com manteiga, pizza pra comer com a mão, amigos reunidos para rir da vida e claro, comer!

Nos dias de hoje eu continuo com a mesma ‘preguiça’, mas acordo cedo, trabalho o dia todo, mas me dou o prazer de ao menos nas noites me esbaldar com algo que eu amo: a arte de cozinhar. O frio nos permite de alguma forma essas perdições, sair da dieta, exagerar um bocadinho, mais glúten, mais lactose, mais tempero de mãe, de vó, de chocolate quente, de vinho tinto, de cheirinho de lenha na fogueira, de muito queijo e pouca complicação.

Inverno tem cheiro de brisa seca, de caldo quentinho, carne assada, pipoca estourando, filme novo, música antiga, fondue, frutas com chocolate…alías, muito chocolate! Cobertor de lã, canela, baunilha, caldinho de feijão, cabernet sauvignon, merlot, quietude na rua porque dentro das casas está sobrando calor humano. Que a gente não se esqueça nunca também do muito ‘calor’ que temos, e possamos dividir ao menos um pouquinho com quem lida de alguma forma com as temperaturas europeias que vem nos visitar nessa época do ano, que esse seja um inverno mais quente e menos ‘preguiçoso’ para mim e para você!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero