AGACHAMENTO E SEUS MITOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de outubro de 2017 às 14:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma habilidade fundamental do ser humano, que com o passar do tempo e a infinidade de publicações científicas foi ganhando cada vez mais importância no mundo do fitness e do esporte. Um exercício que atende a todos, independente do objetivo, desde quem deseja bem estar até o alto rendimento. O agachamento é o principal exercício para membros inferiores, e eu vou te mostrar algumas curiosidades deste exercício que não pode faltar em seus treinos.

Antes de falar do exercício propriamente dito, repare nos bebês e nas crianças e veja como elas agacham perfeitamente. Todas as pessoas nascem com essa habilidade, mas com o passar dos anos, vamos perdendo esta habilidade devido a alguns vícios posturais, sedentarismo e envelhecimento.

O agachamento é um exercício multiarticular, pois envolve as articulações do quadril, joelhos e tornozelos em sua atuação. Com isso, muitos músculos participam deste movimento, tornando uma excelente ferramenta para melhorar suas atividades cotidianas, seu desempenho em esportes e prevenir lesões.

Além dos benefícios estéticos, o agachamento promove um fortalecimento da musculatura do core, auxiliando também em melhorias posturais e melhorias na marcha (excelente pra quem corre). E ainda, o agachamento melhora a estabilidade do joelho e a funcionalidade dos movimentos diários, como carregar peso e etc.

Agora vamos destruir alguns mitos sobre o agachamento: 

1- AGACHAMENTO É RUIM PROS JOELHOS

Graças aos médicos, principalmente os ortopedistas, este mito se tornou bastante popular. Mas como eu falei no início desta coluna, uma grande variedade de estudos vem ao longo do tempo comprovando sua eficiência e eficácia. Um destes estudos é uma revisão de literatura que a National Strenght and Conditioning Association (NSCA) realizou onde chegou a conclusão de que este exercício, realizado corretamente, é um dos exercícios mais seguros. As academias cheias dificultam a supervisão deste exercício, e outros motivos como a pressa ou a ansiedade em aumentar a carga (e o seu ego) podem explicar a incidência de lesões decorrentes deste exercício. Outro motivo plausível é a execução do agachamento por pessoas que já tenham outros problemas, como desvios posturais, limitações musculares ou articulares.

2- JOELHOS NÃO PODEM PASSAR DA LINHA DOS PÉS

Ok, devemos nos preocupar com os joelhos, mas é importante diferenciar o que é natural do que não é. Portanto, joelhos muito abertos ou fechados (varos ou valgos demais) podem causar dores e lesões, pois se tratam de posições que não são naturais para que o corpo possa distribuir as cargas entre os músculos e articulações envolvidas no exercício. Outro movimento não-natural é a projeção dos joelhos pra frente, aumentando a compressão na patela. Agora, quando os joelhos passam um pouco a frente devido a características naturais, como o comprimento da perna, por exemplo, e com a lombar e o quadril corretamente posicionados, não há problema.

3- AGACHAMENTO É RUIM PRA COLUNA

Acabei de falar que o agachamento promove um fortalecimento do core, portanto esse mito já cai por terra. Só é ruim pra coluna de quem não faz corretamente. Geralmente, esse mito cai com a culpa sobre o uso da barra, mas a barra deve ser usada nos trapézios, atrás dos ombros. Mas o que se vê é que a grande maioria apoia a barra na cervical, comprimindo a coluna. Portanto, se você faz o agachamento corretamente, pode colocar uma barra nos trapézios. Quem não consegue ou não sente segurança pra fazer essa variação, pode utilizar a barra na frente (apoiada nos ombros, como na foto acima) ou outras opções ainda mais seguras, como pesos livres (halteres ou kettlebells) ou aparelhos (leg press, smith ou hack).

4- AGACHAMENTO PROFUNDO É PERIGOSO

O mito diz que agachar até 90 graus é ok, se passar disso é prejudicial. Mais um mito!! A dificuldade do agachamento profundo diz respeito a falta de flexibilidade de algumas pessoas. Pessoas encurtadas na musculatura posterior de membros inferiores (glúteos, isquiotibiais e panturrilha) fazem com que a pelve fique pra dentro (retroversão), jogando a carga do exercício nos discos intervertebrais, e o resultado disso é a alteração na lordose lombar e, consequentemente, uma protusão discal ou mais conhecida como hérnia de disco. Resumindo, se você não tem tanta flexibilidade, trabalhe esta valência e execute os agachamentos de forma educativa, aumentando a amplitude aos poucos. E os joelhos? Vários estudos revelam que os joelhos não sofrem nenhum prejuízo neste exercício. Geralmente as lesões estão associadas a técnica errada, excesso de sobrecarga e altos volumes.

5- IDOSOS E GESTANTES NÃO DEVEM AGACHAR

Privar alguém de fazer um exercício devia ser considerado um crime!! Os idosos tem dificuldade em andar, carregar sacolas e agachar pra pegar algo, e isso impacta sua autonomia, diminuindo sua autoestima. O agachamento desenvolve a força e melhora o equilíbrio, tendo reflexo nas atividades cotidianas e diminuindo a incidência de quedas, que nessa fase da vida podem ser até perigosas. Já as gestantes precisam treinar o agachamento pois as pernas fortes ajudam na sustentação da barriga, prepara a pelve para o parto e fortalece a lombar, prevenindo as lombalgias, que são comuns durante a gestação.

Como eu sempre falo, não existe exercício proibido. Para cada caso específico, existe um exercício ou uma variação mais adequada para tal. Portanto, orientação profissional é essencial.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato:
E-MAIL: [email protected]
YOUTUBE: canal Deivid Costa
FACEBOOK: fan page Prof. Deivid Costa
INSTAGRAM: @deividgcosta
TWITTER: @profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes