Adição do biodiesel ao diesel é economia e ecologia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de março de 2016 às 14:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:39
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Projeto de lei já aprovado por parlamentares aguarda ser sancionado para entrar em vigor e deverá ser bom para os consumidores, para o país, para o ambiente e para a saúde pública: confira neste post.

Mistura do biodiesel no diesel fóssil
Mistura do biodiesel ao diesel fóssil poderá aumentar de 7 para 10%

Rádio Nacional de Brasília acaba de veicular uma entrevista com o diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerozene (Ubrabil), Donizete Tokarski, em que ele comentou sobre os benefícios que o aumento dobiodiesel ao diesel pode oferecer ao consumidor, à economia do país, ao meio ambiente e à saúde da população também.  Há um projeto de lei já aprovado e que está aguardando sanção do Governo Federal para entrar em vigor, sendo um consenso que uma menor dependência do diesel fóssil é de grande importância para o país, nos sentidos econômico, social e ambiental. Dias atrás, realmente,  a Câmara Federal já havia aprovado o Projeto de Lei 3.834, ainda de 2015, que visa aumentar progressivamente a adição de biodiesel ao diesel fóssil de 7% para 10%, alterando a lei 13.033 que dispunha antes sobre a adição obrigatória desse combustível renovável ao óleo diesel comercializado. Segundo explicou Donizete Tokarski, o projeto é importante para toda a sociedade brasileira “porque dá a possibilidade de todos usufruírem os benefícios do biodiesel, produzido a partir de matérias primas de origem animal e vegetal”.  Ele lembrou também que o Brasil tem uma grande variedade de óleos vegetais e animais. Até pouco tempo atrás, as gorduras animais, os chamados óleos de cozinha eram todos escartados incorretamente na natureza, na beira de rios, das estradas e nos lixões.  De acordo com o especialista, o Brasil é um grande exportador de matéria-prima, como a soja, que tem cerca de 70% da produção aplicada no biodiesel. Na realidade, o diesel fóssil é caro e tem sido importado em grande quantidade para o Brasil, agora poderá ser substituído gradativamente, beneficiando, caso o projeto 3.834 seja sancionado, os consumidores e de quebra a a economia, a ecologia e a população em geral. Outro fator para a redução do diesel é que  a Organização das Nações Unidas (ONU) reafirmou agora em 2016 que já há dois dois anos considera o diesel como um dos causadores de câncer, por exemplo, através da poluição do ar.

OMS da ONU alerta sobre cânceres provocados pela poluição do óleo diesel

Mais informações para você sobre a poluição causada pelo óleo diesel

Ele é um combustível fóssil, derivado do petróleo, muito utilizado em motores de caminhões e de caminhonetes, tratores, furgões, locomotivas, automóveis de passeio, máquinas de grande porte e embarcações. O óleo diesel é formado basicamente por hidrocarbonetos (composto químico por átomos de hidrogênio e carbono). Possui também em sua composição, em pequena quantidade, oxigênio, nitrogênio e enxofre.  O diesel apresenta-se em forma de líquido amarelado viscoso, límpido, pouco volátil, cheiro forte e marcante e com nível de toxidade considerável. A queima do óleo diesel libera na atmosfera uma grande quantidade de gases poluentes responsáveis pelo Efeito Estufa. Entre estes gases, que também prejudicam a saúde humana, podemos citar o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio e o enxofre. Este último, apresenta também propriedades cancerígenas.

Há uma necessidade cada vez maior de controle da poluição pelo diesel

Amanhã, aqui neste microblog, mais informações para você, esteja você onde estiver, paz, Padinha!


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