Adeus, sal comum! Conheça alternativas para o ingrediente de todo o dia

Temperado com ervas, pimenta e outras combinações, o sal sai da mesmice e agrega valor extra aos pratos

Postado em: em Gastronomia

Sozinhos, a carne, o peixe e os grãos não garantem pratos saborosos. Na base do tempero, deve haver um sal de boa qualidade, que pode ir muito além do seu papel trivial e surpreender ao chegar à mesa aromatizado.

Com ervas, pimentas e especiarias, provoca inúmeras sensações ao paladar. Além disso, o mix deixa o cardápio mais saudável. “Como esse tempero torna tudo muito gostoso, colocamos menor quantidade de sal”, diz a chef Ana Luiza Trajano.

Assim, o consumo de sódio no dia a dia acaba sendo reduzido. As receitas a baixo fazem a diferença em vários preparos, desde marinadas até assados, e, no couvert, são ótimas companhias para o pão quando regadas com azeite.

Sal com mix de pimentas: bom para temperar receitas com caldo, como moquecas, sopas e ensopados, como sugere a chef Ana Luiza Trajano. A receita também é fácil – basta bater no liquidificador ½ xícara de pimenta rosa em grãos, ½ xícara de pimenta preta em grãos, ½ xícara de pimenta branca em grãos, 2 pimentas dedo de moça sem sementes, ½ kg de sal grosso.

Sal de ervas: pode se transformar num tempero curinga, substituindo o sal comum, indica a chef. Coloque no liquidificador 1 xícara de alecrim, 1 xícara de tomilho e ½ kg de sal grosso e bata rapidamente. Use em arroz, legumes e carnes brancas.

Sal defumado: perfeito para churrascos, assados de forno e peixes de sabor mais intenso. Basta bater no liquidificador ½ kg de sal grosso com 100 gr de fumaça defumada em pó.


Artigos Relacionados