Adermis Marini acredita que veto de Gilson à prevenção do câncer será derrubado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de janeiro de 2018 às 08:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo com importância social e de prevenção à doença, prefeito rejeitou projeto de lei

​O vereador Adérmis Marini (PSDB) está articulando nos bastidores e pelas redes sociais a derrubada para derrubar o veto imposto pelo prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), ao projeto de lei de sua autoria que cria na cidade um programa de prevenção ao câncer de boca.

São grandes as chances do veto cair, devido ao seu apelo social e ao fato de que não vai gerar custos ao Poder Executivo. A justificativa do prefeito para o veto é que o projeto seria inconstitucional, a exemplo do que fez em vários outros vetos – todos devidamente derrubados pelo Poder Legislativo. Para Adermis, a questão é política, uma vez ele integra a oposição ao governo municipal.

“Já estou articulando com os vereadores para fazermos a derrubada desse veto e garantir o acesso à prevenção pela população de Franca”, disse o vereador Adermis Marini.

O vereador afirma que o próprio poder público em Franca já manifestou a gravidade da situação e que a implantação de uma campanha certamente contará com apoio da Prefeitura.

“Em release divulgado pela Prefeitura de Franca, em 07 de junho de 2017, o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, afirmou que a prevenção é a melhor solução e que qualquer pessoa pode fazer isso de forma eficaz”, disse Adermis Marini.

Adermis Marini, na defesa do projeto, citou dados do Instituto Nacional de Câncer, pelos quais estima-se que, em 2016, foram registrados 11.140 novos casos da doença em homens e 4.350 em mulheres. 

“Foram estimados cerca de 300 mil casos novos no mundo em 2012, sendo que, desses, aproximadamente dois terços são no sexo masculino. Para a mortalidade, foram estimados 145 mil óbitos por câncer no mundo, em 2012, com cerca de 80% ocorrendo em regiões menos favorecidas”, afirmou Adermis.


+ Política