Adermis fará esforço para derrubar veto de Gilson à programa de prevenção

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de janeiro de 2018 às 22:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rejeição do prefeito, segundo o vereador, é decisão mais política do que técnica

​O vereador Adérmis Marini (PSDB) promete muito esforço para derrubar o veto imposto pelo prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), ao projeto de lei de sua autoria que cria na cidade um programa de prevenção ao câncer de boca.

A justificativa do prefeito para o veto é que o projeto seria inconstitucional, a exemplo do que fez em vários outros vetos – todos devidamente derrubados pelo Poder Legislativo. Para Adermis, a questão é política, uma vez ele integra a oposição ao governo municipal.

“Já estou articulando com os vereadores para fazermos a derrubada desse veto e garantir o acesso à prevenção pela população de Franca”, disse o vereador Adermis Marini.

Adermis Marini, na defesa do projeto, citou dados do Instituto Nacional de Câncer, pelos quais estima-se que, em 2016, foram registrados 11.140 novos casos da doença em homens e 4.350 em mulheres. 

“Foram estimados cerca de 300 mil casos novos no mundo em 2012, sendo que, desses, aproximadamente dois terços são no sexo masculino. Para a mortalidade, foram estimados 145 mil óbitos por câncer no mundo, em 2012, com cerca de 80% ocorrendo em regiões menos favorecidas”, afirmou Adermis.

O vereador afirma que o próprio poder público em Franca já manifestou a gravidade da situação e que a implantação de uma campanha certamente contará com apoio da Prefeitura.

“Em release divulgado pela Prefeitura de Franca, em 07 de junho de 2017, o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, afirmou que a prevenção é a melhor solução e que qualquer pessoa pode fazer isso de forma eficaz. Nas avaliações nas UBSs, confirmado o diagnóstico, o paciente é orientado e encaminhado para o tratamento adequado. Então, o importante agora é a prevenção”, disse Adermis Marini.


+ Saúde