Acontece até às 14h deste sábado, 08, em Franca, o 1º Semear Conhecimentos

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de abril de 2017 às 09:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento gratuito promoverá troca de sementes e mudas, ensinamentos sobre hortas, probióticos e outros

Acontece até às 14h deste sábado, 08, na Praça Nossa Senhora Aparecida – Capelinha, o 1º Semear Conhecimentos, um encontro gratuito e aberto que visa unir pessoas com vontade de aprender e compartilhar conhecimentos no lidar com plantas e natureza.

Promovido pelo Ternura – Centro de Restauração da Vida Natural, cuja idealizadora é Daniela Pastana Cuevas,o evento contará com feira de trocas de mudas e sementes; conversa com composteira doméstica (lixo domiciliar transformado em adubo); horta em casa e hortas urbanas; ervas medicinais para chás e temperos; conversa e preparo de Plantas Alimentícias Não Convencionais; pão de fermentação natural (aprendendo a fazer seu próprio pão e fermento a partir do zero); e probióticos e sua floresta interna.

Para participar, basta levar sementes e mudas para trocas; conhecimentos sobre cultivos e receitas; comidas e bebidas naturais para lanche comunitário (água, água de coco, suco e chás). A organização pede ainda para se evitar produtos industrializados (salgadinhos e biscoitos comprados em supermercados, por exemplo) e para levar talheres e copos reutilizáveis, evitando materiais descartáveis. É preciso levar também cangas, toalhas, protetor solar, repelentes, banquinhos portáteis, canetas e cadernos de anotações, chapéu e sacola para levar o que trocar.

A iniciativa começou em 2008, quando algumas pessoas fizeram as primeiras trocas de sementes por meio de cartas. O grupo cresceu e saiu das cartas para os parques. Em 2009 o primeiro encontro foi realizado em São Paulo por iniciativa de Daniela Pastana. Ela observou que as pessoas que faziam troca de sementes por cartas estavam na mesma cidade, ela decidiu reuni-las em um parque, e deu certo. Depois, cidades de Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais acolheram o evento. 


+ Meio Ambiente