Abicalçados diz que vai dar sapato brasileiro de graça ao presidente Michel Temer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de setembro de 2016 às 06:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Presidente brasileiro comprou sapato chinês que concorre com o calçado feito em Franca

Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein tentou minimizar qualquer mal-estar no episódio de compra de um sapato chinês pelo presidente Michel Temer durante sua viagem à China. 

​(Veja matéria publicada ontem no Jorna da Franca, abaixo)

Ele negou que haja constrangimento e disse que não havia problema com o episódio. Ao mesmo tempo, no entanto, afirmou que levará um calçado brasileiro de presente para Temer na próxima oportunidade “para que ele possa verificar a qualidade do calçado brasileiro, embora ele já saiba”.

— Não vejo nenhum problema. O presidente está na China, precisou de sapato, comprou. Não há nenhum constrangimento, nenhuma sensação de tristeza nem mal-estar. Não somos contrários à produção de calçados na China, que também produz itens de boa qualidade — afirmou.

Diante do episódio, o presidente da Abicalçados afirmou que vai aproveitar a próxima oportunidade que se encontrar com Michel Temer para entregar um par de sapatos brasileiros:

— O que vou fazer é na próxima oportunidade levar um calçado brasileiro para ele verificar que há calçados brasileiros de qualidade. Ele já sabe disso. Inclusive, ele é de São Paulo e São Paulo é um polo importante de calçados, especialmente calçados masculinos.

A questão na importação de sapatos chineses, segundo Klein, é a concorrência desleal, praticada por alguns exportadores chineses e importadores brasileiros, ao vender no mercado nacional os produtos por preços abaixo do mercado. É isso, ressaltou ele, que “molesta e causa danos à indústria nacional”.

SOBRETAXA DESDE 2010

O Brasil acabou de renovar, em março deste ano, a aplicação de direitos antidumping para calçados produzidos na China. Cada par de sapatos chinês paga uma sobretaxa de US$ 10,22 ao entrar no país. A medida vale até 2021. Desde 2010, o Brasil tem medidas antidumping contra os calçados chineses.

Klein apontou que Michel Temer “certamente” comprou sapatos de boa qualidade, no comércio regular, e não um calçado pirata, como ocorre em alguns casos, e sugeriu até mesmo que o presidente pode ter comprado um sapato brasileiro, já que fabricantes nacionais começaram a exportar para a China nos últimos anos.

REPERCUSSÃO NAS REDES

A compra de um sapato por Temer na China gerou polêmica nas redes sociais. Internautas compartilharam a notícia e muitos fizeram comentários sobre o fato do presidente comprar calçados chineses, quanto a indústria brasileira do setor é prejudicada. Mas houve também destacasse que há exageros na crítica.

Leia a matéria do Jornal da Franca, ontem:

Presidente compra sapato chinês que concorre com o calçado feito em Franca​


+ Economia