​ABES confere Selo de Saneamento para Franca durante Simpósio Ranking

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 10:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A ABES é uma instituição tradicional e que faz o acompanhamento das práticas de saneamento no País

Num momento em que as certificações ganham cada vez mais importância, Franca, com seus mais de 350 mil habitantes e 100% dos domicílios com água e esgotos tratados, desponta nacionalmente como a primeira cidade em Saneamento Básico. 

Isso ocorre pelo quarto ano consecutivo, segundo relatório do Instituto Trata Brasil, que prepara para este semestre um novo levantamento com os indicadores atualizados.

E nesse ambiente recebeu outra notícia importante que foi a aquisição do Selo de Excelência em Saneamento, conferido pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), uma instituição tradicional e que faz o acompanhamento dessas práticas em todo o País. 

O Prêmio Ranking ABES foi concedido durante o Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento, realizado em São Paulo no começo deste mês.

O prefeito Gílson de Souza, informado dessa conquista, externou o seu contentamento, pois isso representa mais saúde para as pessoas aliado a qualidade de vida. 

Como a cidade nessa área conta com os serviços da Sabesp (Cia Estadual de Saneamento), cumprimentou seus dirigentes e operadores locais pelo trabalho.

Segundo ele, isso significa menos pessoas hospitalizadas ou necessitando de atendimento em razão de doenças decorrentes do esgoto a céu aberto, o que aqui não existe, mas infelizmente ainda está presente em grande parte dos municípios brasileiros.

Para o superintendente da Sabesp em Franca, Gilson Santos Mendonça, o troféu “Ranking ABES da Universalização do Saneamento”, que contempla água, esgotos e resíduos sólidos, significa que a partir de agora o município poderá utilizar o “Selo ABES da Universalização do Saneamento”. 

O que representa isso? Ele ressalta o padrão de excelência alcançado pela cidade. “É mais uma conquista para Franca, líder em cinco edições, sendo quatro consecutivas, do ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil”, completou. 

Os prêmios que Franca têm recebido refletem o compromisso do Poder Público Municipal e da Sabesp com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente.

Compromisso atestado quando se contempla a pureza das águas dos córregos que cortam a cidade. Compromisso atestado quando se verifica a drástica redução da mortalidade infantil ou a quantidade de internações decorrentes de problemas gastrointestinais.  

Finalizando, Mendonça observou que “praticar saneamento de qualidade é cumprir o mais importante dos direitos fundamentais: a dignidade da pessoa humana”.

Tema na TV Brasil

Levantando informações sobre o assunto saneamento básico, também esteve em Franca essa semana uma equipe da TV Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação, que preparar uma reportagem especial para ser exibida em nível nacional dia 22 de março próximo. 

Trata-se do programa ‘Caminhos da Reportagem’, reproduzindo os municípios que são exemplos  e os contrastes das ações nessa área, onde Franca aparece como referência, com depoimentos de autoridades constituídas e pessoas da população.

A jornalista Ana Graciela Aguiar, natural de Garça-SP, radicada em Brasília, foi quem esteve à frente da reportagem com previsão de ser levada ao ar no dia 22 de março, às 22h15.

Ela, que não conhecia Franca, disse ter levado as melhores impressões da cidade, da boa estrutura de serviços e a ótima receptividade das pessoas nos locais que visitou.


+ Desenvolvimento