A SALA DE ESTUDOS DE MÚSICA – FENG SHUI

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 2 de março de 2020 às 09:05
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin


Olá amigos!

“ Seu êxito integral é nossa meta” , partindo deste princípio ao qual eu direciono o meu trabalho, venho pesquisando sobre tudo o que possa acrescentar para que o estudo de piano seja mais produtivo, rápido, eficiente, com melhores resultados.

Em 1998, dando aulas de Arte no Colégio Objetivo Franca- elaborei um projeto de Arte com os alunos das 5as séries sobre FENG SHUI , para que eles desenhassem o quarto deles e o local onde estudam para que pudessem ter um melhor rendimento. As mães agradeceram bastante e as crianças gostaram de organizar e embelezar seus espaços.

Relembrando estes momentos e focada no ensino de piano, retomei os estudos sobre FengShui , dando atenção à área de Trabalho existente no baguá, para que eu começasse a analisar minha sala de aula.

Fiz algumas modificações de localização de objetos e com a bússola, identifiquei o piano onde dou aula na área NORTE, a área da criatividade! Os orientais, com esta sabedoria milenar, realmente precisam ser ‘ouvidos’. Os alunos produzem bastante nas aulas, é difícil um aluno que fique estagnado. Além do piano estar afinado em 432 Hz, causando um maior bem estar ( pesquisa que iniciou nos EUA sobre perda de audição em músicos de estúdio  com afinações em 440 Hz e chegando ao resultado de bem estar com 432 Hz – chamada a Afinação de Mozart e Verdi), agora descubro que ele está situado na área Norte e no ‘ gua ‘ da Criatividade!  Que delícia !

Tenho orientado os alunos que em casa, necessitam de lugar tranquilo para os estudos, sem movimento de pessoas transitando, para facilitar sua concentração e também para que possam ‘ errar à vontade ‘ sem ninguém ficar observando. Este é um detalhe que incomoda bastante os estudantes de piano, que gostam de mostrar que sabem tocar e quando estão no treino não querem ser observados.

Meu piano de cauda está na Área LESTE – área da saúde , que aconselham que se tenha uma árvore ou um quadro de natureza para harmonizar. E eu tenho a plotagem de uma linda janela com uma árvore, foto da janela do Museu Altenburg, em Weimar.

Aqui, alguns trechinhos de estudos que venho recordando, o primeiro o FENG SHUI chinês e o segundo o equivalente na Índia, que tem o nome deVastuShastra:

Mesa de trabalho e estudo: deve ficar posicionado para o norte, assim terá boas influências energéticas. Na verdade, a pessoa sempre deverá sentar ou deitar olhando para o norte ou leste, as posições mais favoráveis.

(…) no Bhagavad-Gita, onde se encontra Indra (leste, saúde e prosperidade), Varuna (oeste, a cultura e a abundância de alimento), Kuvera (norte, riqueza), Yamaraja (sul, energia, poder e disciplina).

Fiquei feliz porque percebi que os ensinamentos do FengShui em 1998 nos estudos preparados para o Colégio Objetivo, estavam dentro de mim e automaticamente fui escolhendo os lugares harmoniosos para a sala de trabalho quando reformei e dei o nome de Sala Franz Liszt.

Na entrada do Espaço Franz Liszt tenho um Bagua com espelho sinos de metal , tenho um sininho chinês, mensageiro dos ventos em bambu,plantas, pedras, tudo o que é indicado no FengShui para harmonização. E aos poucos ainda vou utilizar ainda mais esta sabedoria milenar para harmonização de ambientes, não somente o meu espaço de trabalho e vivência mas transmitir aos alunos se quiserem harmonizar sua sala de estudos.


+ zero