A “Moda” do vinho

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 6 de setembro de 2017 às 10:22
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uns dias atrás, escutei de uma pessoa mais velha a frase que agora está na “Moda” tomar vinho, está na “Moda” entender de vinho.

Achei engraçado esta expressão: “Estar na Moda”, e entendi que neste caso que escutei, era uma crítica. Infelizmente não posso discordar totalmente.

Realmente, existem pessoas que só tomam vinho, ou fazem qualquer outra coisa, porque está na moda… Porque hoje é chique ou dá status. 

É provável que estas sejam as mesmas pessoas que quando vão a um restaurante , ficam em torno de 10 minutos girando a taça e fazendo uma “cena” enquanto o garçon ,pacienciosamente, espera a autorização para servir as demais taças da mesa. Era só para saber se o vinho está bom para ser consumido, mas certas pessoas acham que precisa mostrar tudo que “aprenderam” ou ficar se exibindo.  Depois de todos servidos e sem deixar o garçon parado esperando, acho muito legal sim apreciar todos os aspectos do vinho… girar a taça, sentir os aromas e degustar.

Ainda bem que a maioria das pessoas  que tomam vinho, apreciam realmente esta bebida e não precisam fazer teatro algum. Sabem valorizar a história que está representada naquela garrafa, em cada aroma e sabor.

Acho que isto não é “Moda” como dizem, no mal sentido, é só um despertar para novos sabores.

Hoje vivemos uma época de questionamentos, e isto é muito bom.

Falo sobre todos os aspectos, questionar é sempre bom. Não aceitar o que sempre foi porque todo mundo aceitava. Isto deve servir para vida toda, você pode descobrir coisas novas e melhores ou entender que as antigas eram melhores… e voltar.

Isto está acontecendo com a nossa gastronomia… novos sabores, novos produtos, alimentos funcionais, orgânicos, respeito ao meio ambiente, descoberta de novas técnicas, reconhecimento do valor de técnicas antigas.

Com tudo isto, o paladar vai conhecendo novos sabores e vai ficando mais sensível. E o vinho faz parte destes aprendizados também, assim como as cervejas gourmet, os chocolates, os cafés e vários outros alimentos.

Com consumidores mais exigentes, os produtores precisam primar pela qualidade  e com isto vemos e degustamos produtos cada vez melhores.

Como é bom, degustar um vinho e perceber características de onde foi elaborado. Mesmo não tendo a certeza de qual entre tantos sabores é o que te mostrou esta característica. Isto aconteceu comigo tomando um vinho português, estes dias.

São sabores e aromas tão complexos que ao mesmo tempo podem te lembrar uma região , um doce de sua infância ou uma cena de sua vida.

Que bom que esta “Moda” está “pegando” ! ! !

Com certeza vai ser o início e o incentivo para muitas pessoas conhecerem este mundo de história, aromas e sabores, que é o “Mundo do Vinho”.


+ zero