A influência do clima frio na qualidade do vinho…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 21 de julho de 2017 às 18:16
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já se perguntaram por que alguns países produzem vinhos e outros não? Ou por que vinho de alguns países são melhores que de outros?

A resposta pode ser a tecnologia… a cultura … e o Terroir.

Bem, tecnologia se aprende, cultura se aprende… mas terroir…. conseguimos melhorar, mas impossível mudar o clima de um lugar, correto?

Pois bem, é sobre o frio que resolvi falar hoje. O mesmo frio que atrapalha vários programas, que nos faz pensar nos menos favorecidos (e se puder , por favor, os ajude) tem o seu lado bom. Ou devia falar os seus lados bons… afinal, um prato de risoto ou um prato de massa fica muito melhor com o clima frio, claro que acompanhados de bom vinho.

Vinhedo na região de Champagne

Mas o frio é necessário para algumas plantações, e por vários motivos.

Controlam as pragas, deu para perceber que os chatos , incômodos e hoje em dia perigosos pernilongos sumiram, ou diminuíram bastante.

E algumas plantas nesta época, entram em estado de latência… hibernam, o que é necessário para ter energia para florescer na primavera e produzir melhores frutos, no caso da parreira… ótimas uvas.  Que nas mãos de bons produtores e enólogos se transformam em grandes vinhos.

É nesta época que se faz a poda seca, onde o enólogo e o produtor já direcionam como deve ser a produção do vinhedo de acordo com o vinho que pretendem elaborar.

Como já vimos anteriormente, o vinho começa muito antes da uva chegar a vinícola, e todo cuidado é essencial para um bom resultado final.

Já que o inverno é essencial na produção de bons vinhos, nada mais justo que aproveitarmos brindando com um ótimo vinho.


+ zero