A festa vai começar

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 1 de março de 2019 às 19:21
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoje é quinta, e amanhã à noite tradicionalmente o Brasil inteiro entra em festa para os próximos 5 dias de folia e diversão. Tem os que gostam, os que detestam, os que não ligam, mas aproveitam para descansar, os que criticam mas aproveitam de alguma forma. O que se sabe é que começa nesse final de semana (oficialmente, pois os blocos já começaram na semana passada) a festa mais tradicional no Brasil, o Carnaval. Festa aliás, que não foi criada por aqui, ela vem da antiguidade tendo sua palavra originária do latim carnis levale, que significa retirar a carne, pois era o período do jejum realizado na quaresma e controle dos prazeres mundanos, tentativa na época da Igreja de enquadrar uma festa pagã.

Algumas festas participaram da criação dessa nossa conhecida como a Saceias, na antiga babilônia, em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a posição do rei, se vestindo, comendo e dormindo com as suas esposas. E no final desse período, esse mesmo prisioneiro era chicoteado e enforcado. Outro ritual era realizado no tempo de Marduk (um dos primeiros deuses mesopotâmios), onde o rei perdia sua autoridade e era surrado em frente a estátua do deus. Isso demonstrava a submissão do rei à divindade, e em seguida ele reassumia o trono.

O carnaval e as orgias sempre estiveram relacionados às festas de origem greco-romanas, os bacanais, dedicadas ao deus Baco, conhecidas pela embriaguez e pela entrega dos prazeres da carne. Entre tantas outras da era mesopotâmica. A Igreja Católica, então buscou enquadrar tais comemorações, e a partir do século VIII, criou a quaresma, e essas festas passaram a ser realizadas nos dias anteriores ao período religioso. Ela pretendia, de certa forma, controlar uma data para as pessoas cometerem seus excessos antes do período da severidade religiosa.

Já no Brasil, o Carnaval se iniciou no período colonial. Sua primeira manifestação foi o Entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era feita pelos escravos. Depois foram surgindo os cordões, as festas de salão, escola de samba, afoxés, frevos, maracatus, etc. Marchinhas, sambas e tantos outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.

Apesar de conhecer bem pouco ainda esse nosso enorme e multicultural país, como é bonito ver o valor do Carnaval em estados como a Bahia e o Pernambuco, e o que representa essa festa para eles. A gente pouco vê por aqui como é rica a história e as comemorações, vemos somente aquilo que a TV nos apresenta, e que vale muito a pena ir lá para se conhecer e entender melhor com os locais. Uma época onde milhares de pessoas de todas as cores, credos, nacionalidades e classes sociais se misturam nas ruas. E ali nesse meio, um baiano de família imensa, decidiu em 1999 que queria um lugar além do seu trio elétrico para reunir sua família, amigos e quem mais quisesse (e pudesse $) se juntar a ele nesses dias de festa. E com sua esposa Flora, Gilberto Gil criou o mais famoso camarote no circuito dos trios em Salvador, o Expresso 2222. O disputado espaço recebe até 1000 pessoas todos os dias durante o Carnaval com todo o conforto, no Edificio Oceania, bem em frente ao Farol da Barra. Esse espaço que tem muita história para contar, já que recebeu artistas e famoso do mundo inteiro, além de chefes de estados, príncipes e princesas, e porque não chefes religiosos também. E que homenageia todos os anos o mais tradicional bloco de Salvador, Os Filhos de Gandhi.

Trazendo todos os anos ainda mais inovação para seus convidados, 2019 não poderia ser diferente, e juntamente com a empresa Avatim, que desenvolve e produz fragrâncias, foi criado um perfume especial para o camarote. Com notas de bergamota, lavanda e âmbar, ela será borrifada nos espaços do recinto, principalmente no hall de entrada, banheiros e SPA (que também será mantido pela Avatim). Serão evitadas somente as áreas de buffet, e para complementar a ambientação, difusores de varetas e velas aromáticas também serão espalhados pelo ambiente em pontos estratégicos.

A essência inspirada na alegria e no frescor do verão baiano será envasada em frascos de lembrança para que os 4 mil convidados possam levar esse perfume de alegria para casa. E assim quem essa energia seja ‘eterna’ e viver será só festejar….

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero