À ESPERA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 11:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​As mãos ainda se procuram e se estreitam; agora meigas, aconchegantes, sem a avidez adormecida nas águas do tempo; os olhos ainda se encontram e eu descubro os seus sob encobertos véus que desmaiam as lembranças que colhemos em tantas estações; os sons de ontem não são mais de que silêncio, solidão e tristeza.

    Foi o de procura e encontro o dia em que derramamos nossos sonhos de amor. O mesmo dia de início marcou o da separação: fatalidade que vem do tempo que tudo modifica, impõe contrariedades, encurta e, enfim, apaga a vela da vida.

   Abraçados, caminhamos anos e anos; tropeçando, mas as mãos apertadas em amparo comum. No desfiar do tempo, na comunhão das almas e no apertar de abraços, a sorrir e a chorar juntos, guardamos saudades que mais estreitaram os corações porque confundimos lágrimas e não percebemos quais eram minhas e quais eram suas.

    Seu coração ainda está aqui! Mas os pensamentos e os sentimentos estão ofuscados: sofrem do declínio da saúde, do advento dos anos… E nos separam em doída e infeliz angústia.  

   “Dois… nunca se penetram até à alma, até o fundo dos pensamentos; caminham um ao lado do outro, às vezes abraçados, mas nunca unidos, e a pessoa moral de cada um de nós fica eternamente sozinha por toda a vida” (Maupassant).

Triste consolação! Ao contrário, uniões existem em que um não vive sem o outro e as dores da alma apagam o “fogo celeste da vida”, ferem a essência e extraviam nos caminhos.

    Resta crer e esperar, sofrer e sorrir; com lágrimas aumentar as águas do mar que tudo chama; estar ofuscado diante das ondas que apagam as marcas que deixamos e que levam, dia a dia, o que resta de sua alma. E, quanto mais negra é a noite e mais alto se eleva a voz das ondas batendo, ouço o canto do seu chamado. As trevas aclaram e se renova a esperança derradeira: ansioso, aguardo a onda que me levará a seu encontro. 

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero