A arte como profissão e possibilidade de independência financeira

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de agosto de 2019 às 13:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista do Senac Franca comenta sobre exigências do mercado de trabalho para carreira artística

Dados da 19ª edição da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia apontam que, no Brasil, os gastos com entretenimento devem crescer 5,3% ao ano até 2022.

Entre os principais destaques do segmento, está o streaming, que cresce 9,4% ao ano no país. A era digital também pode ser um mercado em potencial para atores e atrizes, já que se torna um canal de distribuição artística de seu segmento profissional.

É o que afirma Nathália da Silva, docente da área de comunicação e artes do Senac Franca. “A internet possibilitou o avanço para além dos tablados teatrais e das novelas televisivas, chegando em canais virtuais, que possibilitam milhares de visualizações”, explica a docente.

Mas assim como em outras profissões, a dedicação do profissional e o investimento em conhecimento são fatores que farão a diferença no desenvolvimento e na atuação no mercado de trabalho, possibilitando a conquista da sustentabilidade financeira.

Foi o que aconteceu com Josiana Martins, de 27 anos, que cursou o Técnico em Teatro no Senac Franca. “Ainda durante o curso, participei de várias iniciativas para formar um grupo independente de atores na cidade. Foi então que eu e mais três alunos da minha turma criamos o Grupo de Teatro Corpo Negro, primeiro grupo teatral negro de Franca, que há três anos se apresenta profissionalmente por toda região. Atualmente, somos oito artistas, sendo que a maioria é formada no curso do Senac, e temos parte de nossas rendas familiares proveniente do teatro”, conta Josiana.

Elisa Nascimento, de 31 anos, também leva na bagagem uma história de conquistas no segmento. O interesse na área artística surgiu quando conheceu o psicodrama, técnica que reúne a psicologia, o teatro e a sociologia para expressar e resolver conflitos e emoções reprimidas. A partir daí, resolveu investir tempo para especializar-se no ramo teatral.

Por meio do Programa Senac de Gratuidade, ela cursou o Técnico em Teatro. Ao mesmo tempo, investiu em uma graduação em pedagogia. Quando terminou os estudos, em 2016, iniciou a caminhada profissional no segmento dando aulas em colégios e projetos sociais.

Hoje, Elisa trabalha com produções teatrais e ministra aulas de teatro no Instituto Arte e Vida, ensinando desde a iniciação teatral até a montagem de espetáculos.

Além disso, criou um grupo focado em dramaturgias femininas e participa de projetos na área em parceria com a prefeitura. “A arte proporcionou me desenvolver como pessoa e também como profissional. Toda minha articulação como professora e artista, assim como minha capacidade de lidar com pessoas e situações, foram aprimoradas por meio do curso de teatro. Além disso, conquistei trabalhos que me permitiram um positivo retorno financeiro, então consigo viver 100% do universo artístico”, diz Elisa. Ainda segundo ela, o cenário futuro para profissão é positivo. “Percebo que o segmento está começando a ter outro olhar das pessoas e que se multiplica de uma maneira muita rápida na cidade, fazendo a arte acontecer.”

Quem também desfruta dos ganhos profissionais do universo das artes cênicas é Marcela Marcucci, de 24 anos. Ela começou a se preparar com cursos de atuação para teatro aos 13, mas optou pela área como carreira ao prestar vestibular para História, Cinema, Artes Cênicas e Ciências Sociais. “Fui aprovada em todos, menos em artes cênicas, o que foi um balde de água fria. Mas conheci o curso Técnico em Teatro do Senac e decidi me profissionalizar no ramo”, conta.

Marcela, então, após a formação técnica, começou a trabalhar com produção, além de atuar. “O curso me permitiu ter contato com conteúdos que não conhecia e a experienciar práticas na área teatral. Hoje, sou produtora da Cia. 4 Pra Nada, em Ribeirão Preto, do Grupo de Teatro e Pesquisa Quarentena, em Franca, e membro do Coletivo Garrafa Verde, também de Franca, que é responsável pela gestão do Espaço Nulo, reconhecido recentemente como ponto de cultura. Ainda atuo em algumas frentes da produção dos grupos Cia. Teatro de Riscos, Cia. Teatral Boccaccione e Cia. Dita Cuja”.

Como conquista da carreira, em julho deste ano, Marcela foi para Portugal com a Cia. 4 Pra Nada, por meio da aprovação de um edital do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc). “Minha renda é praticamente toda da produção e busco me estabilizar financeiramente por meio dessa atuação. Sobre estudos na área, continuo minha dedicação, tenho feitos cursos de produção e gestão cultural”, diz a produtora e atriz.

Para a docente do Senac, “são histórias como essas que demonstram que há espaço no mercado para atores e atrizes e que existem oportunidades de atuação profissional na área a partir da dedicação e do empenho em tornar a carreira algo promissor”. Ainda de acordo com Nathália, a formação técnica é um dos degraus desse caminho.

Para os interessados em aprimorar o conhecimento no ramo, o Senac Franca está com inscrições abertas para nova turma do curso Técnico em Teatro. A formação capacita o aluno para atuar em teatro, cinema, televisão, empresas de vídeo, radiodifusão, bem com espaços não convencionais para apresentação de espetáculos. As aulas iniciam em 3 de setembro e as inscrições podem ser feitas pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/franca) ou diretamente na unidade.

Serviço:

Técnico em Teatro

Data: 3 de setembro de 2019 a 21 de outubro de 2020

Horário: de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas ou das 19 horas às 22h30

Local: Senac Franca

Endereço: Rua Alfredo Lopes Pinto, 1.345, Vila Teixeira – Franca/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/franca


+ Trabalho