92% das empresas oferecem atendimento via redes sociais, aponta pesquisa

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  • Publicado em 3 de agosto de 2017 às 15:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
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Resultado é positivo e mostra a ascensão das plataformas digitais na interação com o cliente

O Sindicato
Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos – Sintelmark
encomendou uma pesquisa junto à E-Consulting Corp., com 628 das mil maiores
empresas que têm operações de contact center, para saber quais os canais de
relacionamento mais utilizados para incrementar a jornada de experiência do
cliente.

De acordo com o
levantamento, 92% das empresas ouvidas já disponibilizam contatos via redes
sociais para os consumidores. Os números mostram que os meios digitais passam a
ser o maior impulsionador do setor de Contact Center. Em cinco anos, o
atendimento em redes sociais cresceu 27,78%.

“O resultado
demonstra que as empresas já estão canalizando seus contatos para caminhos de
maior relevância com investimentos significativos em plataformas de mídias
sociais, unidade de resposta audível (URAs) inteligentes, aplicativos e, também
com o uso de tecnologias analíticas, que propiciem a tomada de ações rápidas e
eficientes aos desafios diários”, explica o presidente do Sindicato, Lucas Mancini.

Os reflexos da
transformação digital nos SACs são sentidos no percentual de crescimento de uso
por canais virtuais nas operações de contact center. A expectativa, de acordo
com indicadores divulgados pela própria E-Consulting em março deste ano, é que
este tipo de serviço arrecade R$ 1,92 bilhões em 2017 contra os R$ 1,42
arrecadados em 2016, prevendo um aumento de 35% no faturamento. Outros pontos
que merecem destaque são os novos players de mercado com lançamentos de
serviços e ofertas de canais, a mudança de hábito de segmentos de clientes e
novas gerações de consumidores e a internalização estratégica nas empresas
contratantes.

“O amadurecimento
do uso de canais digitais por parte das operações, como assistentes virtuais e
outras plataformas automatizadas de atendimento, criam um movimento de
disrupção sem volta nos SACs. A tendência crescente é que as operações fiquem
cada vez menos dependentes da interação humana, precisando de profissionais
para atividades mais estratégicas”, alerta Daniel Domeneghetti, CEO da
E-Consulting Corp.

A visão é
compartilhada por Mancini, do Sintelmark, que enaltece a mudança no perfil do
profissional no segmento. “As estratégias de consumo têm exigido dos gestores
no atendimento ao cliente, constantes adaptações e atualização sobre como gerar
uma experiência sólida, de valor, considerando a digitalização dos processos
como imperativa para acompanhar o perfil e a jornada deste público-alvo e o
atributos mais analítico dos trabalhadores do setor”.

Além das redes
sociais, a pesquisa mostra que o atendimento via chat também teve uma evolução,
sendo usado como meio de comunicação para 54% das empresas entrevistadas. A
E-Consulting Corp. ouviu empresas de diversos setores durante os meses de
janeiro a junho de 2017 para compor a análise.


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