4 avanços surpreendentes da medicina que você precisa conferir. Veja quais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 11:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Os cientistas trazem à tona novos avanços da medicina. Confira quatro descobertas surpreendentes!

Flavonoides 

Embora seja claríssimo que frutas, legumes e verduras promovem a saúde, os cientistas ainda procuram todos os motivos disso. 

Um deles pode ser os flavonoides, compostos anti-inflamatórios fáceis de encontrar nas plantas. 

Num grupo de mais de 56 mil dinamarqueses que foram acompanhados durante 23 anos, os que consumiram pelo menos 500 mg de flavonoides por dia tiveram menos risco de morrer.

O efeito positivo aparente dos flavonoides foi maior entre os fumantes e bebedores inveterados. 

O risco maior de mortalidade desse grupo não foi completamente compensado.

Mas, se você tem dificuldade de abandonar os maus hábitos, o consumo abundante de alimentos ricos em flavonoides, como maçã, chá ou brócolis, pode lhe oferecer alguma proteção.

Jogo de celular 

Jogos informais no celular podem ajudar a dissipar o estresse ligado ao trabalho, como indica um experimento britânico. 

Durante cinco dias, os participantes passaram dez minutos diariamente relaxando com um jogo de encaixar formas ou um aplicativo de meditação. 

A recuperação da tensão do trabalho foi medida pelo sentimento de estar relaxado, afastado do trabalho, capaz e no controle.

O aplicativo de meditação foi associado a mais relaxamento no primeiro dia, mas parece que o jogo ofereceu benefício crescente com o passar do tempo. 

Talvez seja porque os jogadores ficaram cada vez melhores, aumentando o prazer do jogo. 

Portanto, se os joguinhos são sua ideia de diversão, não se sinta culpado com uma sessão curta: ela pode até lhe fazer bem.

Ameaça ao pulmão

Não são só os moradores das cidades mais fumacentas do mundo que têm razões para defender o ar mais limpo. 

Na Europa, três quartos dos habitantes urbanos moram em áreas que não atendem às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para matéria particulada (partículas pequenas de fontes como o escapamento dos carros, por exemplo).

Numa amostra de pesquisados de 40 a 69 anos, a doença pulmonar obstrutiva crônica foi mais prevalente nos que residiam em lugares que ultrapassavam a diretriz do que nos que estavam expostos à fumaça passiva dos cigarros em casa.

“Nossa pesquisa também indica que a exposição à poluição do ar contribui com o processo de envelhecimento do pulmão”, acrescenta Dany Doiron, do Centro de Saúde da Universidade McGill, de Montreal, principal autor do estudo.

Conselhos do médico

O estado de espírito negativo antes de uma consulta tende a reduzir a atenção a tópicos desagradáveis. 

Portanto, é preciso se acalmar para estar bem e guardar informações importantes sobre sua saúde. 

Num estudo americano recente, quase 1.450 participantes receberam informações sobre gripe, câncer, HIV, herpes e gonorreia.

Os que fizeram um exercício de relaxamento antes absorveram melhor a mensagem. Respirar fundo algumas vezes ou ouvir música calmante na sala de espera pode valer a pena. Os pesquisadores sugeriram também levar um amigo para fazer anotações.


+ Saúde