300 mil alunos tiraram zero na redação do Enem deste ano; só 53 tiraram mil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 11:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O número de participantes que zeraram o texto aumentou: foram 309 mil, ante 292 mil no ano anterior

Apenas 53 candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado obtiveram nota mil na Redação. O número de participantes que conseguiram nota máxima no teste escrito vem caindo ano a ano. Em relação a 2014, a queda é de quase 80%. 

Os resultados individuais dos estudantes foram divulgados nesta quinta-feira, 18, pelo Ministério da Educação (MEC). O tema do teste no ano passado, que foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, complicou a vida dos estudantes.

O número de participantes que zeraram o texto aumentou: foram 309 mil, ante 292 mil no ano passado. O principal motivo foi a fuga ao tema. Segundo Maria Inês, 205 candidatos desrespeitaram os direitos humanos na Redação.

O Inep, no entanto, foi proibido de zerar esses textos, como ocorria nas edições anteriores do exame, após decisão judicial. Houve ainda piora no desempenho médio dos alunos em Linguagens e Códigos, que cobra questões de interpretação de texto, e em Ciências Humanas, com testes de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Por outro lado, as notas subiram em Matemática e Ciências da Natureza, que envolve Biologia, Física e Química. É possível que a separação da prova em dois dias tenha causado impacto nas notas. Pela primeira vez, o Enem foi aplicado em dois domingos. No primeiro, alunos realizaram testes de Humanas mais a Redação. Ambos exigem alto grau de leitura, o que contribui para o cansaço dos estudantes.


+ Educação