3ª Caminhada de Combate ao AVC acontece neste domingo, 28, a partir das 8h

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de outubro de 2018 às 13:04
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento que visa a prevenção e conscientização é gratuito e terá partida na Av. Presidente Vargas

Contando com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Segurança e Cidadania e seu Departamento de Trânsito, a Associação Brasileira de Prevenção ao AVC, Santa Casa de Misericórdia e o curso de Medicina da Universidade de Franca realizam neste domingo, 28 de outubro, a partir das 8h, a 3ª Caminhada de Combate ao AVC

O evento ocorre em nível mundial e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das atitudes preventivas, fornecendo informações relevantes. 

O Dia Mundial de Prevenção ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), ocorre na segunda-feira, dia 29, mas os organizadores com o suporte da Prefeitura na organização do trânsito, acharam por bem, fazer as atividades no domingo. Vão aproveitar a estrutura do programa Ciclo Faixa, em que meia pista das duas faixas da Avenida serão isoladas com cones. O evento é aberto e tem o caráter de alertar para a prevenção dessa doença cada vez mais presente na vida das pessoas, muitas vezes surgindo de forma abrupta, revela a fisioterapeuta Marina Rodrigues de Oliveira, uma das idealizadoras do evento que está em sua terceira edição.

A concentração se dará nas imediações da banca de jornal, na primeira quadra da Avenida Presidente Vargas e seguirá numa extensão de 5 quilômetros, até próximo do Cemitério de Santo Agostinho. As equipes oferecendo exames preventivos e distribuindo material ficarão no local até por volta do meio dia.

PREOCUPAÇÃO

No Brasil, o AVC é a causa mais frequente (10% do total) de óbito na população adulta e consiste no diagnóstico de 10% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mais recentes do Ministério da Saúde, de 2016, apontam que, naquele ano, o SUS registrou 188,2 mil internações para o tratamento de AVC isquêmico e hemorrágico, além de 40 mil óbitos pela doença.

Atualmente, o Brasil é referência no tratamento do AVC para os demais países da América Latina e já dispõe de Linha de Cuidados em AVC estabelecida como política pública de saúde.


+ Saúde