23% dos donos de cartão de crédito não conseguem pagar valor total da fatura

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de fevereiro de 2020 às 14:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com essa opção, além de não conseguir pagar o que era devido, o valor a ser pago fica bem maior

O uso do cartão de crédito já é bem disseminado no país. O problema é quem nem todos os donos de cartão conseguem pagar o valor integral da fatura dentro do prazo de vencimento. 

Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) mostra que 23% dos usuários de cartão de crédito não conseguiram pagar integralmente a fatura em novembro e entraram no chamado ‘rotativo’, que cobra os juros mais caros do mercado.

Quanto as pessoas gastam no cartão? Em média, o valor da fatura do cartão de crédito ficou em R$ 855,79, sendo que a maior parte (46%) dos entrevistados disse que manteve um valor de gasto parecido ao do mês anterior.

Já 33% viram o tamanho da fatura aumentar em novembro, enquanto 15% diminuíram os gastos via cartão.

O que as pessoas pagam com cartão de crédito? São despesas correntes do dia a dia, como compras de supermercado (65%) e a aquisição de remédios (42%). 

Em terceiro lugar aparecem a compra de combustíveis (40%), seguida da aquisição de roupas e calçados (37%).

Como fazer para não gastar mais do que consegue pagar? 

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, alerta para o uso do parcelamento do cartão. 

“Passar as compras no cartão é algo prático, mas é preciso estar atento se o pagamento dessas parcelas não comprometerá a renda e o pagamento de outras despesas. Com a facilidade do parcelamento via cartão, corre-se o risco de exagerar nas compras por impulso ou sem planejamento e ter de arcar com altos juros”, alerta a economista.

O que mais a pesquisa mostra? Revela que 21% dos brasileiros que tentaram fazer uma compra a prazo tiveram o pedido negado pelo credor.

Qual a motiva da negativa?

  • estar com nome inscrito em cadastros de devedores (31%)
  • falta de comprovação de renda para realizar a compra (17%)
  • não conseguiram parcelar por renda insuficiente (15%)
  • excederam o seu limite de crédito com outras aquisições (15%)
  • não souberam a razão do pedido não ter sido atendido (19%).

​Juros do rotativo

O que muita gente ainda não sabe é que adiar o pagamento mensal da fatura do cartão de crédito, ou pagar somente parte do valor devido, desencadeia uma série de dificuldades. 

São taxas muito mais altas, juros, impostos. No mês seguinte, mais uma surpresa na fatura. Além de não conseguir pagar o que era devido, o valor a ser pago agora ficou bem maior.

Esse cenário é problemático, mas comum para muitas famílias. Por isso, é preciso compreender melhor como funciona o crédito rotativo e o que são os juros no rotativo do cartão de crédito.

Preparamos esse guia completo para você. Para que entenda melhor o conceito de juros no rotativo, acompanhe nossas dicas e organize, de uma vez por todas, a sua vida financeira.

O que são os juros no rotativo

O rotativo é utilizado quando o cliente do banco paga o valor mínimo da fatura do cartão de crédito. Ou então, simplesmente, um valor abaixo do que aquele montante total que deveria ser pago no mês.

Agora, quem não é capaz de pagar o valor total da fatura, só pode ficar no crédito rotativo por até um mês. Isso porque o Conselho Monetário Nacional (CMN) exige dos bancos a obrigatoriedade de transferir essa dívida para o crédito parcelado, que é uma opção de juros menores.

As instituições financeiras não podem, portanto, adiar essa dívida para mais de um mês. Com os juros tão altos, ela poderia ganhar proporções tão grandes que o cliente não conseguiria mais pagá-la. 

O Banco Central observou que houve aumento da inadimplência no país e o objetivo agora é evitar a “bola de neve”.

O problema é que, enquanto que os juros no rotativo tiveram redução de lá pra cá, houve aumento nas taxas do parcelamento das faturas. Para ter uma ideia, esse aumento foi de 15 pontos percentuais no ano passado, fechando dezembro com taxas de 169% ao ano.

A alternativa oferecida pelo banco, portanto, também não ajuda a aliviar a dívida. Nem facilita a vida do cliente. 

A única solução, segundo os economistas, para não se endividar ainda mais, é tentar conseguir um empréstimo barato com o banco. Assim, você paga o cartão de crédito com esse dinheiro. Uma solução muito utilizada é o crédito consignado.

Fique atento

Diante do que foi exposto, você já sabe: O crédito rotativo só tem real utilidade para quem pretende pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito muito em breve.

 A pessoa provavelmente não tem o valor integral no dia do vencimento do cartão. Então paga o valor mínimo ou o valor que pode pagar naquele dia.

Alguns dias depois, já quita imediatamente o valor total da fatura. Somente neste caso, o crédito rotativo é considerado uma opção.

Se a pessoa deixar de pagar o restante do valor dentro de poucos dias ou semanas, o montante que faltou pagar será lançado para o mês seguinte. Porém, os juros serão os mais altos do mercado, além de pagar uma multa alta pelo atraso.

Por todos esses motivos apresentados, pagar juros no rotativo do cartão de crédito deve ser a última opção.

  • *6Minutos

+ Economia