12 mil idosos em Franca insistem em andar de ônibus apesar de pandemia

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de março de 2020 às 01:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Autoridades sanitárias reforçam importância de se ficar em casa, evitando exposição desnecessária

A pandemia do coronavírus é uma realidade cada vez mais próxima de Franca, a ponto do prefeito Gilson de Souza ter assinado um decreto na tarde desta quinta-feira, 19, determinando o fechamento do comércio e da indústria da cidade por sete dias.

Apesar disso, o número de pessoas idosas circulando pelos ônibus urbanos de Franca nos últimos dias está deixando as autoridades da área da saúde preocupadas.

Por conta disso, foram direcionadas algumas equipes ao Terminal de Ônibus ‘Ayrton Senna’, para fazer abordagens e alertar os usuários do transporte coletivo, para que utilizem o mesmo somente em situações estritamente necessárias.

Essa medida é necessária porque pessoas acima de 60 anos integram o grupo de risco, isto é, estão mais suscetíveis à doença.

Um levantamento preliminar comparativo nessas duas últimas semanas, apontou uma redução entre 24% e 32,3% no volume de passageiros transportados. Mas, nesta quarta-feira, 18, uma contagem superficial apontou que cerca de 12 mil pessoas aposentadas e idosas fizeram uso do transporte coletivo em Franca.

O recado das autoridades de saúde, reforçando o que estão pedindo os dirigentes que cuidam do transporte, é para que as pessoas de modo geral evitem saírem de suas casas nesse período, deslocamentos internos e outras cidades sem necessidade. Especialmente as pessoas acima de 60 anos. Essas têm sua imunidade mais baixa, geralmente algum tipo de patologia e em razão disso, se tornam potenciais alvos do coronavírus.


+ Saúde