​10 + 10 + 10 + 10 bummmm

  • Língua Portuguesa
  • Publicado em 25 de agosto de 2017 às 17:09
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

10 passos para fazer uma redação nota 10. 10 passos para passar no vestibular. 10 passos para ser feliz. 10 passos para comer bem. 10 passos para viver uma vida saudável. 10 passos para evitar a ansiedade. 10 passos para evitar a depressão. 10 passos para evitar a demência. 10 passos para garantir uma aposentadoria segura. 10 passos para comer bem. 10 passos para ser um vencedor. 10 passos sobre como usufruir dos dez passos.

Como viver uma vida saudável. Como alcançar qualidade de vida. Como aproveitar todos os benefícios que o azeite traz. Como aproveitar todos os benefícios que o vinho traz. Como usufruir dos cremes contra rugas. Como manter os cabelos na cabeça usando hidratantes. Como viver. Como pagar, em suaves prestações, seu jazigo perpétuo no melhor local do cemitério Parque da Saudade. Como, e como, como.

Manual passo a passo para entender o funcionamento do celular Iphone 7. Manual passo a passo para entender o funcionamento do seu Ipad. Manual passo a passo para você entender o funcionamento do seu Ipod. Manual passo a passo para entender o “i”, da geração “i”, de jovens sem poder adquirir algum “i”. Manual passo a passo para entender o funcionamento do que não foi entendido.         

Dez maneiras de emagrecer. Dez maneiras de como enfrentar o seu chefe. Dez maneiras para encontrar a pessoa certa. Dez maneiras para conseguir uma promoção. Dez maneiras para adquirir qualidade de vida. Como fugir do estresse da vida cotidiana. Dez maneiras de ganhar dinheiro sem fazer força. Dez maneiras de enfrentar a perda de entes queridos. Dez maneiras para conseguir a pessoa amada. Dez maneiras para superar a timidez. Dez maneiras para enfrentar o medo. Dez maneiras para consumir as dez maneiras.

Programação neurolinguística. Belíssimo nome. Traduzindo: como transformar um idiota em consumidor de manuais para atingir o “sucesso” e correr do “fracasso”. E o que é sucesso? E o que é fracasso?  Conheça, desvende os meandros do cérebro, das atitudes e das vontades dos seus oponentes, concorrentes, dissidentes. Ganhe deles. O seu competidor pode ser monitorado a cada passo, o seu amor também. Pupilas dilatadas, boca seca, mãos suadas, ligeira tremedeira nas pernas. Você pensou nos sintomas da dengue? Pois é, pode ser. Nos idos anos do Romantismo, seriam esses os sintomas do Mal do Século (a paixão desenfreada). Às vezes, pregamos peças na nossa conduta programada, no nosso manual de instruções. Por incrível que pareça, não somos exatos. Não trazemos do útero um manual.

Nós, ao longo do tempo, tornamo-nos máquinas cheias de nós. O imediatismo sabotou nossa inteligência. Matamos a memória de curto prazo. Tornamo-nos previsíveis, desmemoriados imbecis.

Nossa falta de complexidade é tanta que dez passos são suficientes para nos empanturrarmos do óbvio, como se fosse a mais autêntica criatividade. Todos os manuais vêm acompanhados de um DVD explicativo. O manual do manual. Isso, quando não há armazenamento de informações em nuvem. O manual pulverizado do manual do manual.

Ocorreu o contrário do que esperávamos, não foram os homens que programaram as máquinas, foram elas que nos ensinaram a mecanizar a vida. De vez em quando, aparece um craque que arrebenta com os esquemas táticos (4,4,2 -4,2,3,1 – 4,3,3…). Vale milhões. Deixa estupefatos os atolados na mesmice. No entanto, há manuais para consertá-los. Basta comprá-los e vendê-los como carne barata. Basta fazê-los acreditar no que quiserem acreditar. Depois de ler um manual de conduta, chamado “código penal”, dúvidas assaltam meu suposto senso crítico: Quem é o maior idiota: o ventríloquo, o boneco, o espectador ou o transgressor? Quem é o terrorista: o mocinho ou o bandido? Quem está mais preso: o meliante ou o carcereiro? Há dez passos para resolver isso? Um manual pronto? Uma nuvem? Não posso alegar desconhecimento da Lei, mas conhecê-la significa manipulá-la, desrespeitá-la.

Maluquice, mas as novas gerações viraram reféns de manuais de instrução sobre como escrever um texto. Pior, acham que isso é normal. Pior ainda, há pais que incentivam isso ou desconhecem essa prática espúria. O ensino chegou à encruzilhada entre o ensinar e o adestrar. Vamos criar manuais para que nossos jovens sejam profissionais de sucesso? Ou vamos apostar na inteligência artificial?

Se não houver trégua nessa louca “consciência” google, nosso HD externo, num belo dia constataremos nossa neurose, depressão, ansiedade, depreeessãoooo, ansiedaaaadeeee, dez passos para um usar uma arma real ou fictícia e bummmmm…


+ Educação